you're reading...

Em Português

Fernando de Noronha instala usina de energia solar

Reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural, Fernando de Noronha, arquipélago de Pernambuco, inaugura sua primeira usina solar fotovoltaica. Localizada em um terreno de cinco mil metros quadrados, terá potência instalada de 400 kWp (quilowatt-pico) gerando cerca de 600 Mwh/ano, equivalente a 4% do consumo da ilha.

Com investimento de cinco milhões de reais, a Usina Solar Noronha I do Grupo Neoenergia é composta por 1.644 painéis de silício policristalino. A operação foi realizada por meio do Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

Até então, todo o abastecimento da ilha era proveniente da Usina Termelétrica Tubarão. A utilização da radiação solar como fonte renovável de energia, reduzirá o consumo em cerca de 200 mil litros de óleo diesel por ano. Após o período de um ano, a usina será doada ao Governo Federal, que terá uma economia superior a R$ 100 mil/ano referente ao consumo de energia.

Noronha II – Além da Usina Solar Noronha I, a ilha receberá também uma nova unidade solar fotovoltaica. Concebido pela parceria entre a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Sectec), e a Celpe, o projeto de Eficiência Energética ampliará o parque de energia renovável no arquipélago.

Os painéis fotovoltaicos da Usina Solar Noronha II serão instalados sob uma área de concreto de oito mil metros quadrados, pertencente ao Governo do Estado. O sistema que converte a radiação solar em energia elétrica terá potência instalada de 500 kWp, vai gerar cerca de 777 Mwh/ano – o que corresponde a 6% do consumo da ilha. A energia produzida será injetada na rede de distribuição da concessionária.

Com a entrada em operação das usinas solares fotovoltaicas, o sistema elétrico de Fernando de Noronha será monitorado com o objetivo de definir a melhor estratégia para maximizar a geração renovável. A previsão é que a Usina Solar Noronha II entre em operação no primeiro semestre de 2015.

Fonte: CicloVivo

Newsletter

Banners



Outros Sites

Parceiros