you're reading...

Em Português

Carvão gaúcho terá potencial de gaseificação avaliado

CRM fornecerá mineral, que será testado pela Vamtec e pela norte-americana SES

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e a Vamtec Vitória assinaram nesta semana um termo de compromisso que garante o fornecimento, pela estatal gaúcha, de amostras de carvão para o estudo de viabilidade técnica, econômico-financeira e ambiental acordado com o governo do Estado do Rio Grande do Sul em maio de 2014. Para definir o potencial de gaseificação do mineral presente no Estado, que tem elevado teor de cinzas, a Vamtec e a norte-americana Synthesis Energy Systems (SES) rodarão testes e ensaios nos Estados Unidos e na China para definir qual tecnologia é mais apropriada para a conversão em produtos carboquímicos em escala industrial.

Com investimentos avaliados em R$ 4 milhões, os testes devem ficar prontos ainda em 2015, segundo a Vamtec. A gaseificação representa a produção do Syngas – gás sintético -, matéria prima para derivados como metanol e fertilizantes, além de combustível para geração de energia limpa, gerada sem que ocorra queima direta do mineral. “Entramos em uma nova etapa na utilização do carvão mineral, que será materializada através de investimentos, ampliação da renda e criação de novos empregos no Estado”, afirmou Elifas Simas, presidente da CRM.

A SES detém a tecnologia para a realização dos estudos e receberá as amostras de carvão das jazidas da unidade mineira de Candiota. O memorando de entendimento assinado em maio de 2014 foi alinhavado em missão do Sistema de Desenvolvimento à China, no final de 2013, quando foi visitada a unidade da SES em Xangai. Além de fornecer as amostras de carvão para análise, a companhia garante fornecimento por até 25 anos, caso os resultados apontem a viabilidade de aproveitamento do mineral. Todo o procedimento será custeado pela Vamtec, que fornecerá, inclusive, as embalagens para as remessas.

Fonte: Canal Energia

Newsletter

Banners



Outros Sites

Parceiros