you're reading...

Em Português

Painel da ONU sobre Clima nomeia chefe interino após renúncia da Pachauri

Especialista indiano, que estava no posto desde 2002, apresentou carta de demissão, com efeito imediato; segundo agência de notícias, Pachauri afirmou que não está apto a “exercer a forte liderança e dedicação” que o cargo exige.

O Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, Ipcc, decidiu na terça-feira (24) promover o vice-chefe do grupo, Ismail El Gizouli, a presidente interino.

A decisão foi tomada em Nairóbi, no Quênia, durante a 41ª sessão do órgão. El Gizouli irá substituir Rajendra Pachauri, que pediu demissão do cargo após ocupar a presidência do Ipcc nos últimos 13 anos.

Missão

O diretor-executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, acompanhou a decisão do Painel. Achim Steiner declarou que a nomeação de Gizouli vai garantir “que a missão do Ipcc de combater a mudança climática possa continuar sem interrupções”.

Steiner falou também sobre sua expectativa de uma sessão produtiva do Painel, nas reuniões que seguem até sexta-feira.

O mandato de Rajendra Pachauri terminaria em outubro. Segundo agências de notícias, o ex-chefe do Ipcc afirmou que não está apto “a exercer a forte liderança e dedicação” exigidas pelo cargo.

O especialista indiano teria explicado ainda sua impossibilidade de viajar até o Quênia para participar da sessão do painel. (Rádio ONU/Envolverde)

Fonte: Rádio ONU

Newsletter

Banners



Outros Sites

Parceiros