you're reading...

Em Português

Energia: leilão de reserva cadastra mais de mil projetos

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) cadastrou 1.192 projetos eólicos e fotovoltaicos para o segundo Leilão de Reserva 2016. Os empreendimentos totalizam 33.225 megawatts de capacidade instalada e estão previstos para 28 de outubro deste ano.

Segundo informações da EPE – empresa responsável pelo planejamento energético do país – são 799 projetos de energia eólica, com capacidade instalada total de 20.766 Mws e 393 de energia solar fotovoltaica (solar), com 12.458 Mws.

As informações indicam que a Bahia continua concentrando o maior número de ofertas de projetos eólicos, com 242 empreendimentos, que somam 6.216 Mws em capacidade instalada. O estado lidera também na disputa dos projetos de energia solar fotovoltaica, com 97 empreendimentos cadastrados com capacidade instalada de 2.855 Mws.

Números

Logo em seguida, aparecem o Rio Grande do Norte, com 206 empreendimentos eólicos e 56 fotovoltaico (6.728 Mws); Piauí, com 3.756 empreendimentos eólicos e fotovoltaicos (3.756 Mws); Rio Grande do Sul, onde só se habilitaram empreendimentos eólicos: 127 e capacidade instaladas de 3.087 Mws; e Ceará, com 71 empreendimentos eólicos e 26 fotovoltaico, respectivamente 1.955 e 746 Mws de capacidade instalada.

Único leilão em 2016

Este provavelmente deverá ser o único leilão de energia a ser realizado este ano no país. Em entrevista na semana passada, no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, informou que o governo federal admitiu o “provável o cancelamento” do primeiro Leilão de Energia de Reserva, previsto para o fim deste mês. Para este leilão, a Empresa de Pesquisa Energética já havia cadastrado 428 projetos que representavam 10.195 megawatts de potência instalada.

Por: Nielmar de Oliveira
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Kleber Sampaio

Newsletter

Banners



Outros Sites

Parceiros