you're reading...

Em Português

Consumidor pagou energia inexistente de Angra 3 em 2016, diz Aneel

Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis

Angra 3 será a terceira usina da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis

Os brasileiros pagaram em 2016 por uma energia não entregue pela usina nuclear de Angra 3, cujas obras estão paralisadas e sem data para serem concluídas, informou a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) nesta sexta-feira (10).

A agência argumentou, no entanto, que “os consumidores não sofrerão nenhum prejuízo”, uma vez que o valor pago será ressarcido por meio de descontos nos reajustes tarifários deste ano, reajustados pela taxa de juros básica do país, a Selic.

As afirmações da Aneel vieram após reportagem da TV Globo nesta sexta afirmar que cobranças referentes à energia de Angra 3 somaram R$ 1,8 bilhão nas contas de luz em 2016.

Contratada para aumentar a segurança do sistema elétrico, a usina nuclear de Angra 3 será remunerada por um encargo cobrado nas tarifas para custear a “energia de reserva”.

A previsão original era que Angra 3 iniciasse as operações no fim de 2015, mas já havia tempos que existiam sinais de que o cronograma não seria cumprido, em meio a problemas financeiros da Eletrobras, responsável pela usina, e investigações de corrupção no empreendimento.

A Aneel disse que havia autorizado em 2015 que os encargos referentes a Angra 3 não fossem recolhidos, mas admitiu que ainda assim houve cobrança.

“O valor estimado foi repassado aos processos tarifários das distribuidoras em 2016… Para 2017, a previsão do ERR (encargo) referente a Angra 3 foi retirada dos processos tarifários”, apontou a agência.

A Aneel não informou imediatamente para quem foram direcionados os recursos arrecadados para custear a energia de Angra 3 em 2016.

Fonte: Folha de São Paulo

Newsletter

Banners



Outros Sites

Parceiros