you're reading...

Em Português

Legado das Águas – Reserva Votorantim é finalista do Prêmio Nacional de Biodiversidade

Premiação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente reconhece a iniciativa que tem por objetivo a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento das comunidades e pesquisas científicas na maior reserva privada de Mata Atlântica do País.

O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do País, é finalista da segunda edição do Prêmio Nacional de Biodiversidade promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. Concorrente na categoria Empresas, o projeto “Legado das Águas – uma reserva em prol da conservação e do desenvolvimento” é o único entre os 17 finalistas a abranger flora, fauna, recursos hídricos, sociedade e pesquisa científica de forma integrada, estabelecendo um inovador modelo de gestão envolvendo a iniciativa privada, poder público, instituições de pesquisa e sociedade.

Com extensão de 31 mil hectares, o Legado das Águas está localizado na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo. A área vem sendo conservada pela Votorantim há mais de 50 anos, com o objetivo de proteger as nascentes da bacia do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas. Desde 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicas e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade e projetos sociais na região, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

“Para nós é motivo de orgulho estar entre os finalistas deste prêmio. O Legado das Águas propõe um novo modelo de gestão de ativos ambientais e geração de valor compartilhado para a sociedade. O trabalho realizado desde 2012 visa olhar esses ativos do ponto de vista de negócios, por meio da pesquisa, desenvolvimento da economia verde, fomento ao empreendedorismo local e conservação da biodiversidade”, afirma David Canassa, Gerente Geral de Sustentabilidade e Inovação da Votorantim S.A. e Diretor do Legado das Águas – Reserva Votorantim.

Lançado em 2015, o Prêmio Nacional de Biodiversidade tem como objetivo reconhecer iniciativas do setor público, privado, organizações sociais e profissionais, que se destacam por buscar a melhoria do estado de conservação das espécies da biodiversidade brasileira, contribuindo para o alcance das Metas Nacionais da Biodiversidade.

Os finalistas são divididos em 6 categorias: Empresas, Imprensa, Meio Ambiente, Academia, Órgãos Públicos e Sociedade Civil. Por meio de votação no site http://pnb.mma.gov.br/juri_popular/, será definido o vencedor do Prêmio Especial – Juri Popular. O prazo para votação encerra-se às 12 horas do dia 22 de maio – Dia Internacional da Biodiversidade.

Para conhecer mais sobre o Legado das Águas acesse: www.facebook.com/legadodasaguas

Fonte: Assessoria

Newsletter

Banners



Outros Sites

Parceiros