you're reading...

Em Português

Proposta do Plano Agrícola e Pecuário tem redução de juros para Programa ABC

Medida pode contribuir para reduzir a emissão de gases do efeito estufa

Nesta semana, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) participou de uma reunião da Comissão Nacional de Política Agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília, para definir a proposta da instituição para o Plano Agrícola e Pecuário (PAP 2017/18). A nova proposta incluiu a redução de juros para o Programa ABC.

De acordo com Karine Gomes Machado, analista de agricultura da Famato, é importante diminuir os juros do programa já que o ABC é um incentivo que o governo federal oferece aos produtores rurais para o financiamento de uma série de práticas que objetivam as metas do compromisso internacional da redução dos gases de efeito estufa (GEE). “Faz todo sentido a redução dos juros do Programa ABC na atual conjuntura econômica brasileira. Ainda mais no momento em que a inflação e câmbios estão tão elevados. Essa redução da taxa de juros visa a facilitar e incentivar o acesso dos produtores rurais nesse tipo de investimento”, afirma Machado.

Ainda de acordo com a analista de agricultura, o PAP é o principal instrumento direcionador das políticas públicas destinadas ao setor agropecuário que compreendem as medidas relacionadas especialmente nas linhas de crédito para custeio, investimento e comercialização. Dessa forma, seu objetivo é garantir o financiamento das atividades que mais retribuem para o PIB brasileiro, com condições adequadas.

Além da inclusão do Programa ABC no PAP, que permite fomentar a adoção de tecnologias que contribuam para a redução de GEE, os produtores rurais também têm como benefício a disponibilização de recursos em épocas compatíveis com as atividades agropecuárias brasileiras, com volume de recursos suficientes, prazos e taxas adequadas a cada tipo de financiamento.

Por: Thaís Bueno
Fonte: Observatório ABC

Newsletter

Banners



Outros Sites

Parceiros